top of page
  • Foto do escritorLarissa Roggia

O que é psicanálise?




A psicanálise foi fundada em meados de 1900, por Sigmund Freud, um médico neurologista, que através de seus estudos e de sua prática clínica percebeu que na origem dos sintomas apresentados pelos seus pacientes existiam processos inconscientes atuantes. Ele era um homem à frente do seu tempo, que trouxe inovações ao tratamento dos pacientes e à forma de se pensar a nossa cultura.


A psicanálise se constituiu como uma teoria do aparelho psíquico, um método de investigação do inconsciente e uma técnica de tratamento do sofrimento psíquico. Ela compreende que a constituição da personalidade de uma pessoa, as suas escolhas, desejos e ações são resultado das experiências da infância, em especial das vivências com os pais e/ou cuidadores, que vão deixar marcas, predominantemente inconscientes. Essas marcas vão ter efeitos no desenvolvimento psíquico, influenciando a forma que se estabelecerá a vida adulta. Se forem positivas, poderão constituir as potencialidades do sujeito, mas as experiências difíceis como perdas, negligência, abandono, conflitos, abusos, violência podem ser traumáticas e resultar em entraves na vida de uma pessoa. Essas situações, muitas vezes, não são tão claras para aquele que está envolvido, mas seus efeitos podem ser percebidos pelo sofrimento apresentado.


Apesar da psicanálise ter esse olhar para história do sujeito, ela não desconsidera o momento atual. As problemáticas apresentadas pela pessoa são importantes, por revelarem aspectos da realidade psíquica daquele sujeito e constituem a queixa que possibilitou o pedido de ajuda. Essa queixa inicial será compreendida e poderá se transformar em uma demanda para tratamento.


A análise oferece um ambiente acolhedor, sigiloso, livre de julgamentos. É importante que a pessoa possa falar tudo que lhe vem à mente, sendo essa associação livre a regra fundamental da psicanálise. É compreensível também que essa possibilidade de se abrir é diferente para cada pessoa, de forma que alguns conseguem fazer isso desde os inícios, enquanto outros vão construir essa possibilidade com o tempo.


.É importante salientar que após Freud, a psicanálise seguiu sendo atualizada por pensadores modernos, que vão propondo novas perspectivas para o atendimento de uma gama de pacientes, através de adaptações na técnica. E, atualmente, vem se reinventando no mundo virtual por meio de uma escuta psicanalítica, considerando-se as adequações técnicas necessárias para que se desenvolva, de forma cuidadosa, nesse espaço.




コメント


bottom of page