top of page
  • Foto do escritorLarissa Roggia

Traumas

Traumas são situações que acontecem com as pessoas que são excessivas para capacidade que elas têm de suportar e que geram uma sobrecarga para as condições psíquicas que alguém tem de processar. Tem situações que todos concordam que são traumáticas, um excesso, como uma guerra. Porém, se observarmos melhor, vamos perceber que situações semelhantes atingem as pessoas de forma diferentes, o que  nos faz concluir que o trauma não vem somente da realidade exterior. O que isso significa? 


Para uma situação se tornar traumática, se perpetuando na vida do sujeito, produzindo sintomas, angústia, ela se enlaçou com algo que possivelmente já existia dentro daquela pessoa, relacionado a suas vivências anteriores,  geralmente de forma inconsciente. Nós podemos imaginar, por exemplo, um assalto. Alguém pode ficar assustado e ser  mais cuidadoso depois de um assalto, o que é perfeitamente natural por um tempo. E outra pessoa pode desenvolver uma fobia de sair de casa, indicando que isso se associou com alguma questão mais delicada para aquele sujeito. Da mesma, forma algumas situações extremamente comuns, podem ser para algumas pessoas muito impactantes e adquirir uma intensidade que elas nem sabem explicar. 


Assim, podemos perceber que o trauma se configura no encontro de situações exteriores com a realidade psíquica do sujeito. Por este motivo, é muito importante um tratamento que tenha um enfoque que vá além do comportamento, que seja mais aprofundado, no qual  a história daquela pessoa seja considerada.





Kommentare


bottom of page